Editorial do boletim de 11/07/2010
Santa CeiaPor que celebramos a Santa Ceia?
Precisamos recordar, celebrar e comemorar de uma maneira especial, a morte expiatória de Cristo que nos libertou dos pecados. O próprio Jesus nos mandou fazer (lc 22:19).
Os ensinos de Jesus foram e são preciosos até hoje. Sua vida nos inspira, nos ensina, nos mostra realmemte como é ser um cristão, mas nada disso é mais importante do que sua morte. Foi através dela que recebemos vida e vida eterna, é através dela que recebemos o direito de morar no Céu.
Os elementos da Santa Ceia, simbolizam o corpo partido por nós e o sangue derramado por nós. O pão repartido entre os famintos espirituais, aqueles que reconhecem a necessidade de se alimentarem, que não se sentem satisfeitos, que desejam e buscam mais de Deus, ,mais alimento espiritual., buscam fortalecer o espírito. O vinho simboliza o sangue derramado por nós, a própria vida entregue, o poder purificador e vivificador distribuidos ás almas necessitadas.
Pela fé passamos a ser participantes da natureza de Cristo.
O sangue Dele sela conosco uma aliança, a mais cara, a mais importante, Incomparavelmente maior do que todas as alianças feitas (também de sangue) entre Deus e o seu povo no Antigo Testamento. Essa aliança custou o sangue do seu Filho, que se fez carne e habitou entre nós.
Que coisa maravilhosa! Podemos achegar a Deus por intermédio do seu Filho. O nosso Deus nos ama, nos amou primeiro, devemos então nos aproximar da Mesa do Senhor e celebrar.
I Corintintios 11:27 - Portanto, todo aquele que comer do pão ou beber do vinho indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Se pensarmos como ser digno ou não, estaríamos todos, sem exceção, obrigados a nos afastar da mesa do Senhor, pois todos somos indignos, não merecedores das sua misericórdias. O próprio Apóstolo Paulo se descreve como o “pior dos pecadores” (I Tm 1:15). A palavra de Deus está falando da indignidade das ações,daquilo que realmente te afasta de Deus, das atitudes que podemos escolher, das ações que estão sob o nosso comando.
É necessário examinar-se, é necessário se olhar de uma maneira verdadeira, e se apresentar a Deus, reconhecendo que não somos merecedores, mas que queremos estar junto dele, sentados à mesa, num grande banquete ,pois o sacrifício de Cristo foi aceito e hoje, podemos ter um “advogado” junto ao Pai.
Nos alimentamos de Cristo não somente na Santa Ceia, também na adoração, no reconhecimento da sua presença entre nós, como parte integrante do seu corpo. Recebemos sustento também por meio da comunhão com outros irmãos por isso, não podemos ser negligentes quanto a nossa participação na obra de Deus, muito menos quanto a nossa ausência aos cultos, nas reuniões, nos Elos de Amor.
Em Hb 10:25, a palavra nos adverte sobre a ausência dos cultos, da comunhão. Percebemos que esse já era um problema naquela época e podemos concluir que a artimanha de satanás continua em pleno vapor.
Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando. (Hb 10:25* NVI)
Levante hoje um altar de adoração nesse lugar, renove a sua aliança com Deus, participe da Santa Ceia, celebre com seus irmãos e viva o melhor de Deus pra você.
Pr.Paulo Soares